Web Summit: Aplicações ajudam a encontrar inquilinos ou parceiros de casa ideais

Encontrar os parceiros de casa ou os inquilinos ideais, através da compatibilidade dos gostos e dos hábitos de vida, pode tornar-se mais fácil com recurso às novas tecnologias, através de aplicações que ajudam a encontrar o ‘perfect match’.

No espaço de exposição dedicado às ‘startup’, na Web Summit, a Lusa encontrou duas plataformas que procuram os parceiros de casa mais compatíveis ou os inquilinos mais bem-comportados, uma desenvolvida em Lagos, na Nigeria, a Roomies Connect e outra em Barcelona, Espanha, a Flatfit.

“A nossa plataforma faz um ‘match’ baseado nas preferências e no estilo de vida das pessoas que procuram alojamento”, explicou à Lusa a nigeriana Becky George David, acrescentando que a plataforma, que ficou operacional em janeiro passado, já foi descarregada 5.000 vezes.

De acordo com Becky, por agora, a plataforma só está a ser utilizada na Nigéria, Quénia e no Gana e a presença da ‘startup’ na Web Summit é uma maneira de “mostrar o que já existe de tecnologia em África”, estando o ‘hub’ tecnológico “mais popular” daquele continente localizado no Quénia.

Não muito longe, num outro corredor, a Lusa encontrou a Flatfit, plataforma que vai ser lançada em janeiro e que nasceu “a partir de uma necessidade própria” dos seus fundadores, quando saíram para estudar noutras cidades ou países.

“O nosso alvo são os estudantes internacionais que vão para outra parte do mundo, porque nós conhecemos as dificuldades de alguém que chega a um sítio que não conhece e onde não conhece ninguém”, contou Ruben Cuesta Hojos.

Através de um algoritmo, a aplicação diz qual o grau de compatibilidade entre os futuros inquilinos ou companheiros de casa, ou de quarto, mas, para isso, têm que todos ter feito o ‘download’ da aplicação.

“Os temas mais relevantes são os ‘hobbies’, a limpeza, os hábitos, as regras da casa e a personalidade”, concluiu.

O público alvo são utilizadores que vivam em zonas de fraca densidade populacional e mais periféricas que precisem de se deslocar a algum serviço através, preferencialmente, dos transportes municipais.

A conferência de tecnologia e empreendedorismo Web Summit termina hoje, no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

Segundo a organização, nesta segunda edição do evento em Portugal, participam 59.115 pessoas de 170 países, entre os quais mais de 1.200 oradores, duas mil ‘startups’, 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.

Fonte: LUSA


Também poderão gostar