Toyota lança Kirobo Mini, robot que pretende revolucionar as relações com os humanos

A Toyota lançou hoje no Japão o seu robô Kirobo Mini que, com aspeto infantil e grandes olhos cor de laranja, é capaz de ler as emoções dos seus utilizadores e procura melhorar as relações entre máquinas e humanos.

Este robô de pequena dimensão – de 10 centímetros de altura e 183 gramas – encontra-se à venda a partir de hoje em parte do Japão por 39.800 ienes (300 euros), implicando ainda uma despesa mensal de 350 ienes (2,90 euros) pelo acesso a uma aplicação necessária para poder ser utilizado.

Durante o evento de lançamento, em Tóquio, o robô escutou tudo o que lhe era dito virando a cabeça em direção aos seus criadores, deu bons dias ao público com um tom de voz marcadamente infantil e também respondeu a algumas perguntas simples, embora tenha sido preciso reformulá-las várias vezes.

O Kirobo Mini foi concebido para ser um robô de companhia que propicie a comunicação entre máquinas e humanos, como preparação para um futuro em que este tipo de relação transformar-se-á em algo habitual não apenas na esfera privada, mas também na pública.

Entre as suas funções, destaca-se a capacidade de ler as expressões faciais – através de uma câmara interna –, compreender as emoções que representam e reagir a estas através das suas palavras e gestos.

Também é capaz de iniciar uma conversa casual, inclusive quando o utilizador não se dirige a ele, de recordar aquilo que foi dito antes e de se lembrar de anedotas ou de preferências dos humanos.

Este conjunto de habilidades converte-o num companheiro ideal para idosos, crianças e para quem vive sozinho, mas também para os condutores, uma das principais funções para as quais foi concebido.

É que o Kirobo Mini pode incorporar-se a um ‘assento’ de pequenas dimensões – que custa 5.950 ienes (45 euros) – permitindo que seja levado no carro ou a passear, a partir do qual pode alertar o utilizador se a viatura tem pouca gasolina ou se se esqueceu de fechar a porta de casa.

Este robô figura como o irmão mais novo do Kirobo, um astronauta androide que passou um ano e meio na Estação Espacial Internacional acompanhando o astronauta Koichi Wakata.

O Kirobo Mini é a mais recente aposta de uma grande multinacional japonesa no setor dos robôs, após os lançamentos do Pepper da Softbank – cujos primeiros mil exemplares comercializados em 2015 esgotaram em apenas dez minutos – ou do Robohon da Sharp, o primeiro ‘smartphone’ robótico do mundo.

Fonte: LUSA


Também poderão gostar